Alguns dias antes do início da última Fenasucro em Agosto passado o jornal Folha de São Paulo trazia uma matéria com o mesmo título acima, discorrendo sobre situações nas quais o comprador é enganado pelo vendedor.
Com o passar dos anos a nova tecnologia foi se consolidando até se tornar praticamente unanimidade nos diversos projetos que foram implantados na década seguinte no Brasil.
A nossa intenção no texto de hoje é discutir alguns aspectos básicos e inequívocos dos sistemas de cristalização e de centrifugação existentes nas usinas de cana.
HAZOP é o termo usado para identificar o “Hazard and Operability Study”, um procedimento muito utilizado na indústria como uma ferramenta para a identificação dos riscos potenciais decorrentes da operação da planta.
Os filtros rotativos a vácuo são equipamentos que fazem parte de sistemas que foram desenvolvidos em uma época na qual a cana processada era geralmente queimada e cortada manualmente, ou seja, cana trazendo pouca impureza mineral e vegetal.
Um trabalho sobre o tema acima foi apresentado no Congresso da ASSCT (Australian Society of Sugar Cane Technologists) em 2017, indicando as circunstâncias nas quais o uso desta técnica poderia ser eventualmente recomendado.
Detalhamento para ampliação de capacidade de moagem de cana.
Projeto de detalhamento para implantação de central termelétrica de capacidade de geração de 50 MW.