Busca ProckBOX

A EMPRESA

A PROCKNOR ENGENHARIA é uma empresa dedicada à elaboração e a implantação de projetos industriais, e ao desenvolvimento de equipamentos e de processos para o processamento da cana de açúcar, seja para produção de açúcar, de etanol ou para a geração de energia elétrica a partir de biomassa.

É uma empresa inovadora, que há mais de 20 anos vem trabalhando para o desenvolvimento de energias renováveis, numa constante busca por novidades tecnológicas no Brasil e no exterior. Isso tudo faz com que a PROCKNOR ENGENHARIA seja aliada das maiores empresas do setor.

A EMPRESA

MISSÃO

Agregar valor competitivo, gerando eficiência e produtividade às empresas clientes, através de serviço de consultoria e de gerenciamento de projetos de engenharia nos segmentos agroindustrial e de geração de energia renovável.

VISÃO

Ser reconhecida como a melhor empresa de consultoria e de gerenciamento de projetos de engenharia nos segmentos agroindustrial e de geração de energia renovável.

VALORES

  • Ética
  • Excelência
  • Comprometimento

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual da PROCKNOR representa a essência de uma empresa líder nacional em consultoria e projetos de engenharia do setor sucroenergético, com credibilidade e competência para atuar internacionalmente.

O símbolo, composto por duas setas, refere-se ao ícone de fast forward (FFW) e representa uma empresa ágil, atual e eficaz. A geometria e as cores remetem à bandeira nacional, evidenciando o orgulho da PROCKNOR em ser brasileira.

E é assim, com uma identidade visual fiel aos nossos valores, que continuamos nossa trajetória, com a certeza de que sempre podemos nos superar e ir além.

EMPRESA BRASILEIRA
AGILIDADE / EFICIÊNCIA

HISTÓRICO

HISTÓRICO

Fundada em Julho de 1993, a empresa contava com cerca de 10 colaboradores durante os primeiros anos de vida. A pequena equipe, no entanto, não era obstáculo para a visão da companhia e já em 1995 foi firmada, com o Grupo Fives, a primeira de uma série de parcerias tecnológicas internacionais.

Os primeiros anos de mercado serviram para fortalecer a imagem e desenvolver a excelente reputação que a empresa tem com seus clientes hoje em dia. Foi uma época de crescimento que culminou com a necessidade de uma nova sede. Em 2001 a PROCKNOR ENGENHARIA inaugurou sua sede própria à Rua Teodoro Sampaio e até hoje é de lá que atende o dinâmico mercado de açúcar e etanol.

O ano de 2004 marcou uma nova fase da indústria açucareira. Naquele ano foram lançados os veículos flex-fuel e com eles veio um forte aumento de demanda por etanol combustível. O etanol poderia agora ser misturado à gasolina em qualquer proporção. Isso impulsionou a indústria do etanol que por sua vez começou a demandar cada vez mais projetos de engenharia.

Em 2006 o mercado viu o surgimento de inúmeros projetos de cogeração de energia a partir de biomassa e a PROCKNOR ENGENHARIA foi pioneira também nesse campo, desenvolvendo com seus clientes soluções para a venda dos excedentes de energia elétrica.

O mercado seguia em constante evolução e para atender às novas demandas a empresa criou, em 2008, a Gerência de Planejamento e Obras, que tem como objetivo fornecer suporte técnico durante as obras e serviços de planejamento e de controle na implantação de projetos. Também a partir de 2008, a PROCKNOR ENGENHARIA adaptou todos os seus serviços às melhores práticas recomendadas pelo PMI (Project Management Institute).

Hoje, a PROCKNOR ENGENHARIA conta com mais de 50 colaboradores, entre engenheiros e projetistas. Trata-se de uma equipe muito bem preparada e altamente especializada, pronta para oferecer os melhores serviços de engenharia e consultoria para o mercado de açúcar e etanol.

NOSSOS NÚMEROS

15

PAÍSES ATENDIDOS

+1600

PROJETOS EXECUTADOS

25

PROJETOS GREENFIELD

27

PLANTAS DE ETANOL

40

FÁBRICAS DE AÇÚCAR

45

TERMELÉTRICAS

BIOGRAFIA DO FUNDADOR

Celso Procknor, fundador da PROCKNOR ENGENHARIA LTDA., é engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e tem mais de 38 anos de experiência no mercado de açúcar e etanol. Ao longo de sua carreira profissional trabalhou em algumas das mais importantes usinas do setor e hoje acumula mais de duas décadas como consultor independente. Desde 1993 é o diretor técnico e comercial da empresa que leva seu nome, a Procknor Engenharia.

Em 1977, Celso Procknor obteve o diploma de Pós-Graduação em Tecnologia Açucareira pela Universidade de Mauritius, em Reduit, Mauritius, onde interagiu inclusive com o célebre especialista Emile Hugot, o grande inspirador dos jovens técnicos na época.

Em 1985 era Engenheiro Chefe da Usina da Barra e participou do projeto de ampliação da usina que na época era a maior do Brasil e uma das maiores do mundo. Em 1986 deu início a sua carreira de engenheiro consultor como sócio da empresa VEP, onde trabalhou até 1992 quando decidiu encarar o desafio de construir sua própria companhia.

Celso Procknor é também colunista da Revista da STAB (Sociedade dos Técnicos Açucareiros do Brasil) desde 1995. Sua coluna é um espaço reservado para a discussão de alguns dos temas técnicos mais polêmicos da indústria canavieira. Celso é freqüentemente convidado a dar palestras técnicas e aulas em cursos de pós-graduação específicos do setor canavieiro, atividades que exerce com muito prazer e que ajudaram a construir sua reputação de um dos mais reconhecidos especialistas do setor em todo o mundo.

BIOGRAFIA DO FUNDADOR

O MERCADO

O MERCADO

Nos últimos anos o mercado de açúcar e etanol tem chamado muita atenção dos mais diversos investidores e hoje esse é um dos segmentos de maior destaque na economia brasileira.

Atualmente existem no Brasil cerca de 450 usinas de processamento de cana de açúcar, seja para a produção de açúcar ou de etanol. Combinadas essas usinas são capazes de moer cerca de 550 milhões de toneladas de cana de açúcar por ano. Todas as estimativas prevêem que esse mercado deva continuar crescendo rapidamente durante a próxima década, uma vez que são previstos mais investimentos no setor.

Historicamente esse é um setor extremamente pulverizado, dominado por empresas familiares. Nos últimos dez anos, no entanto, o mercado vem sendo palco de um rápido e intenso processo de consolidação. Hoje é cada vez mais comum encontrar nesse mercado alguns dos grandes grupos industriais multinacionais, ao invés das tradicionais empresas familiares brasileiras. O perfil dos clientes tem mudado drasticamente e com ele o tipo de produtos e serviços demandados.

O PAPEL DA PROCKNOR NO DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA

É importante salientar que o crescimento do setor foi impulsionado tanto por novas usinas quanto pela expressiva melhora da produtividade das fábricas já instaladas. A partir dos anos 90 foram introduzidos novos métodos de colheita, transporte e processamento da cana de açúcar, e a Procknor Engenharia teve, e segue tendo, um papel de liderança na introdução de novas tecnologias no mercado brasileiro.

Graças à sua vocação de busca constante por inovações tecnológicas, a Procknor Engenharia pode ser a pioneira na introdução de algumas das mais importantes tecnologias hoje utilizadas na indústria. Dentre elas vale à pena citar:

  • O primeiro tacho a vácuo para cozimento contínuo com tubos horizontais. Hoje já são mais de 40 equipamentos instalados;
  • A primeira planta para produção de açúcar líquido invertido de alta qualidade utilizando resinas de troca única;
  • A primeira centrífuga contínua para o processamento de massa cozida A;
  • O primeiro silo metálico para a maturação de açúcar refinado granulado para exportação;
  • O primeiro sistema para a medição em tempo real da cor do açúcar na linha de produção;
  • O primeiro desfibrador para cana de açúcar que dispensa a utilização de picadores de cana;
  • A primeira instalação de chiller por absorção para produção de água gelada para resfriamento da fermentação alcoólica;
  • Inúmeros circuladores mecânicos para tachos a vácuo com baixo consumo de potência;
  • Inúmeros agitadores mecânicos para fermentadores com baixo consumo de potência.

Nos últimos anos a Procknor Engenharia construiu uma forte tradição em projetar e partir plantas "greenfield" para a produção de etanol, açúcar e para a venda de energia elétrica produzida a partir de biomassa. São também inúmeras as centrais termelétricas instaladas em usinas já existentes para a venda dos excedentes de energia elétrica.

Tudo isso fez da Procknor Engenharia uma empresa de destaque no recente processo de modernização do parque industrial canavieiro no Brasil, e essa experiência tem sido aproveitada também em inúmeros projetos no exterior.